Insurtech 2019: desafios e oportunidades no mercado de seguros
A Insurtech Brasil 2019, evento de seguros e tecnologia, startup e inovação que aconteceu no fim do mês em São Paulo, fez um ótimo panorama dos desafios e oportunidades atuais do mercado diante da nova economia digital. O evento trouxe palestras e debates, startups brasileiras e estrangeiras com cases de soluções digitais para várias dimensões do seguro, e insights para que as grandes empresas do mercado possam escolher suas estratégias de transformação digital.
foto: apresentação da palestra 'Equilibrando Inovação e Regulamentação'
Para as insurtechs, existe o desafio de ajustar modelos diante das demandas regulatórias do Brasil, e de manter suas abordagens inovadoras sem deixar de atender as normas de segurança da informação e protocolos dos grandes grupos seguradores internacionais.
Para as empresas tradicionais de seguros, o desafio é a mudança de mind-set, estarem abertas e prontas a agir diante dos novos paradigmas da era digital, em relação ao mercado e a processos, o que implica mudar drasticamente a forma de operar e repensar a estrutura hierárquica do vertical para o horizontal, para que a inovação realmente se torne parte do negócio e comece a gerar resultados. E começar a entender que um dos mais potentes combustíveis da inovação --- e das receitas a serem geradas a partir dela --- se encontra na diversidade. Isso significa estar aberto ao ‘fora do padrão’ especialmente em termos de política de recursos humanos e parcerias: trazer colaboradores de outros mercados, com outras vivências e visões de mundo, que vai somar habilidades diferentes aos conhecimentos e práticas já estabelecidos, permitindo novas perspectivas e percepção de oportunidades e demandas até então não endereçadas.
foto: apresentação da Plug and Play: foco no consumidor como vetor de inovação
Entre outros resultados, essa transformação permitirá que a área de seguros se reaproxime do novo mercado consumidor, o consumidor do mundo digital, especialmente os chamados Millenials (ou Geração Y) e a nova Geração Z, que se refere às duas gerações de pessoas nascidas da virada do milênio até os anos 2010, jovens adultos que tem habitos de consumo orientados para a praticidade, rapidez, customização, informação transparente, e tudo isso digital e na palma da mão, literalmente: tudo a um toque na tela do seu celular.
É um mundo de desafios, mas igualmente um mundo de oportunidades, tão inevitáveis quanto transformadoras, tão inovadoras quanto lucrativas, se as empresas de seguro quiserem e souberem abraçar esses novos caminhos.
#businessinsights #innovation #inovação #insurtech #digital #novoconsumidor #insurance #seguros #markelstyle #markel #markelseguros
Representante de desenvolvimento de vendas na Novatics
3 aRodrigo, obrigada por compartilhar!
Conselheira Consultiva | Chief Underwriting Officer | Diretora Técnica | Resseguro
5 aObrigada por compartilhar Rodrigo Motroni. E já aplicando a transparência, não é?!