Retail Media: convertendo anúncios de maneira inteligente
As mudanças ocasionadas pela era digital não param de proporcionar maneiras mais abrangentes de compra. Ao mesmo tempo, os e-commerces e marketplaces estão cada vez mais dinâmicos e com diversos tipos de contato com os usuários.
Os consumidores, por sua vez, possuem diversas formas de pesquisar e de comprar um determinado produto no ambiente digital. Por este motivo, é necessário que os e-commerces estejam atualizados com as principais estratégias que despertam o interesse de compra dos usuários. Uma das formas mais comuns de divulgação em sites e plataformas de e-commerces, são os anúncios pagos.
Entretanto, é preciso realizar um planejamento para que o conteúdo divulgado contenha o método correto de conversão. Caso contrário, pode ocorrer oposto, causando perdas de vendas e de ROI.
Essa técnica eficaz de divulgação de anúncios é chamada de Retail Media, que consiste em uma estratégia publicitária voltada para o ambiente digital que tem como principal objetivo, a exibição de anúncios pagos em plataformas de e-commerce. E é sobre este tipo de estratégia que falaremos agora, na 13° edição do Drops Webcontinental Marketplace.
Retail Media – Uma jornada de compra personalizada
Retail Media faz parte do marketing digital que se baseia em dados para que diversas marcas se comuniquem diretamente através de anúncios com os consumidores no exato momento em que eles estão pesquisando e comprando produtos online. Entretanto, os anúncios devem ser veiculados em pontos estratégicos que beneficiem o contato visual. Páginas de produtos, de resultados e páginas de pesquisa podem conter Retail Media para que as marcas conquistem maior visibilidade.
Esta maneira de exposição em plataformas de e-commerce e de marketplace está relacionada com os resultados de vendas ocasionados por impulsos de compras não planejadas. De acordo com a pesquisa divulgada pela Criteo, 84% dos brasileiros realizaram compras virtuais não planejadas ao longo do primeiro semestre de 2023. Entretanto, o maior impulso para essas compras foram estratégias de Retail Media, compostas por anúncios exibidos nos sites e plataformas de e-commerces. A mesma pesquisa também divulgou que 64% dos entrevistados afirmaram que compraram produtos que viram pela primeira vez ao realizar compras em sites de comércio eletrônico.
Desse modo, o varejo virtual também aproveita as vantagens imediatas do Retail Media que proporciona uma receita maior originada da monetização das mídias. Além disso, o varejista pode impulsionar suas vendas através de colaborações e parcerias com outras marcas. Ao mesmo tempo, isso faz com que o cliente obtenha uma experiência única e personalizada da jornada de compra.
Estratégia de anúncios se transforma em conversão em e-commerces menores
A técnica de Retail Media não beneficia somente os grandes e-commerces do mercado, visto que através dessa prática, o comportamento do usuário se modifica em uma jornada de compra. Ocorre que ao pesquisar um determinado produto em grandes plataformas, ao ser impactado com anúncios de Retail Media, o consumidor opta por realizar compras não planejadas em e-commerces menores e/ou desconhecidos.
Assim, o Retail Media se torna um método que impacta positivamente as vendas de varejistas de todos os portes, através do aumento de visibilidade e impacto que os anúncios proporcionam.
Entretanto, não se esqueça que para ter sucesso em estratégia de Retail Media, os anúncios precisam estar embasados em dados coletados e com o planejamento estruturado. Isso é demonstrado na pesquisa realizada pela Criteo em 2023, onde 47% dos entrevistados relataram que realizaram compras sem planejamento ao serem impactados por alguma promoção anunciada. Já 20% disseram que finalizaram a compra por conta da qualidade do anúncio virtual.
Dados first-party são decisivos para o sucesso da estratégia
Dados first-party também são chamados de dados proprietários; eles correspondem a todos os dados que uma empresa tem permissão de coletar diretamente dos consumidores para a utilização interna. Esses dados são captados através de formulários de pesquisa, plataformas de CRM, campanhas divulgadas, e registros no site ou blog da companhia.
Recomendados pelo LinkedIn
A estratégia de Retail Media utiliza dados first-party para segmentar os conteúdos que serão divulgados aos consumidores. Por conta disso, os anúncios de publicidade se tornaram mais eficazes na hora de influenciar as decisões de compras dos usuários. Desse modo, também é possível mensurar a performance do Retail Media através dos KPI’s de negócios.
Como o e-commerce pode se beneficiar da prática de Retail Media?
Ao transmitir anúncios com conteúdos relevantes nos momentos adequados ao longo da jornada de compra, o Retail Media pode impulsionar a conversão do e-commerce e contribuir para o aumento no número de vendas. Com isso, os consumidores que estão realizando a busca de um determinado produto são impactados pelo Retail Media e se tornam mais inclinados a acessar o anúncio que seja considerado relevante para ele. Inclusive, o Retail Media também pode ser utilizado para divulgar promoções, descontos exclusivos ou outras vantagens como programas de fidelidade ou ofertas relâmpago. Essa ação deixa o consumidor motivado a tomar atitudes instantâneas de compra, fazendo com que as taxas de conversão aumentem;
O Retail Media contribui para que o alcance e a visibilidade dos anúncios cheguem a um público mais diversificado, aumentando o volume de consumidores online impactados pelos conteúdos. Assim, ao exibir conteúdos em plataformas de e-commerces, as marcas ganham uma grande quantidade de usuários engajados e preparados para comprar;
A prática de Retail Media disponibiliza recursos de análise e mensuração que permitem a monitoração de desempenho dos anúncios em tempo real. Dessa forma, com métricas mais aprofundadas e detalhadas com taxas de conversão, cliques, impressões e retorno sobre investimento. Através dessas análises, as marcas podem melhorar as tomadas de decisões, potencializar as campanhas e consequentemente, os resultados. Além disso, é possível realizar ajustes instantâneos que são indispensáveis para que as marcas conquistem melhor desempenho em relação aos investimentos realizados em Retail Media;
A ferramenta de Retail Media permite segmentar os anúncios de acordo com dados demográficos, comportamento do usuário e preferências do cliente. Com isso, é possível conduzir os anúncios para públicos distintos, o que aumenta o número de conversão. Inclusive, o Retail Media bem segmentado garante que a marca evite despesas desnecessárias com públicos que não são significativos.
Conte com a Webcontinental Marketplace para vender mais com Retail Media
Através do nosso Marketplace, conectamos o seu negócio a mais de 200 milhões de pessoas. E se você quiser saber mais sobre como criar estratégias de Retail Media no seu e-commerce, entre em contato com a Webcontinental Marketplace. Aqui você encontra tudo o que é preciso para expandir o desempenho das suas vendas através de uma equipe humanizada, pronta para lhe atender!
National Sales Manager at Rayner
1 aJa ouviram falar sobre atendimento ao cliente? Coisa que vocês não tem. Comprei um ar condicionado dia 7/10, prazo de entrega era 16/10, não cumpriram, pedi cancelamento e agora estamos na novela do estorno... pensa numa empresa que não ta nem aí para o cliente...