QUANDO O DISC TERMINA E A AXIOLOGIA COMEÇA

QUANDO O DISC TERMINA E A AXIOLOGIA COMEÇA

Ferramentas de assessment DISC podem ser vistas como essenciais em trabalhos para melhor entender as outras pessoas, em projetos de coaching, seleção, comunicação, Team Building, desenvolvimento de líderes, etc., porém, quanto mais você as usar, mais perceberá os seus limites. Ferramentas DISC são limitadas à medida que você percebe, através do frequente uso dessa metodologia, a grande quantidade de perguntas a que um gráfico DISC não responde. Não responde, não por estar errada, mas por ser limitada, como qualquer outra ferramenta.

Outro ponto importante a considerar é que essas ferramentas se propõem a retratar apenas os comportamentos e emoções observáveis, características que podem facilitar ou dificultar a realização de atividades. Por outro lado, ferramentas DISC podem tornar-se imprescindíveis à medida que são bem utilizadas, com uma clara compreensão do que elas medem e não medem.

Uma metodologia extremamente complementar às análises baseadas na teoria DISC é a Axiologia, a qual analisa a clareza com que uma pessoa enxerga os mundos exterior (visão de mundo) e interior (visão de si próprio).

Com certeza, estudar os conceitos da Axiologia irá elevar o uso do DISC a um patamar muito mais elevado, uma vez que são ciências extremamente complementares.

A seguir, algumas situações que usuários de ferramentas DISC podem encontrar, com a respectiva explicação baseada na Axiologia, em negrito, que pode contribuir com respostas ao descrito.

Situações em que os fatores de visão de mundo, da Axiologia, podem trazer respostas:

  • Pessoas com alta influência e alta estabilidade, que são os fatores “gente” no DISC, com dificuldade e medo de se aproximar dos outros. Isso pode ser reflexo de uma baixa clareza no fator “compreender os outros”.
  • Pessoas com alta dominância, alta estabilidade e alta conformidade, que pelo perfil comportamental seriam ótimas para planejar, organizar e imprimir velocidade na execução de um projeto, mostram-se confusas e sem clareza para explicar como irão atingir um objetivo ou executar um plano. Isso pode ser reflexo de uma baixa clareza no fator “pensamento prático”.
  • Pessoas com baixa conformidade mostram-se muito exigentes com a qualidade, regras e com a perfeição. Uma alta clareza no fator “julgamento sistêmico” pode estar causando essa percepção por parte dos outros.

Situações em que os fatores de visão de si próprio, da Axiologia, podem trazer respostas:

  • Pessoas com alta dominância e alta influência, que normalmente “parecem” corajosas e confiantes, podem dar sinais de medo ao decidir, indecisão ao ter que realizar algo ou pedem com frequência as opiniões dos outros, para se encorajarem para algo. O fator que pode estar influenciando é uma baixa clareza no fator “consciência de si próprio”.
  • Pessoas com alta dominância, que passam a impressão de serem muito rápidas ao fazer algo, porém mostram-se sem iniciativa, compromisso ou engajamento. Essas pessoas podem passar um longo período sem fazer o que realmente deveriam realizar. Aqui podemos ter a influência da baixa clareza no fator “conhecimento de papel”.
  • Pessoas que possuem um ótimo conhecimento e aceitação do perfil comportamental que possuem, independentemente de qual seja, porém não sabem onde devem realmente aplicar esses comportamentos, por não conseguirem enxergar o que querem em termos de carreira profissional e para onde devem ir na vida. Uma baixa clareza no fator “auto-orientação” pode estar fazendo com que a pessoa não saiba sua missão de vida e qual futuro deve buscar para realizar quem é.

As ferramentas DISC podem ser consideradas o primeiro degrau para quem quer entrar no mundo das ferramentas de assessment, porém, para quem quer realmente entender de gente através de instrumentos de análise de perfil, é apenas o primeiro passo. O ser humano é muito mais complexo do que apenas uma análise comportamental. Os conceitos da Axiologia, quando utilizados em ferramentas de assessment, podem ser o caminho certo para entender o lado não observável das pessoas.

A seguir, indico os três livros de minha autoria, os quais são "Manual Definitivo DISC", "DISC - tudo o que você precisa saber, mesmo" e "Manual Definitivo Motivadores". Estes livros são indicados para os profissionais que utilizam ferramentas de assessment baseadas nos trabalhos de William Moulton Marston (DISC) e Eduard Spranger (Valores/Motivadores/Forças Impulsionadoras).

No alt text provided for this image

Também recomento o livro As Emoções das Pessoas Normais, de William Moulton Marston, obra que deu origem a todos os instrumentos DISC que estão no mercado. Este livro foi publicado pela primeira vez em português, no mundo, pela TTI Success Insights Brasil.

No alt text provided for this image

Todos estão disponíveis nos sites www.submarino.com.br, www.amazon.com.br e outros.

Excelente Alexandre! Sempre nos ajudando a aproveitar plenamente o potencial dessas ferramentas de assesment, que sem dúvida separa o joio do trigo. Obrigado por compartilhar.esquentando as turbinas para aproveitar os próximos 3 dias de Axiologia! 

Eduardo Martins

Sócio-fundador Gema-Talent at Work

2 a

Excelentes exemplos, Alexandre! Sempre que identifiquei em clientes alguma barreira na manifestação do perfil natural DISC, a ferramenta de Axiologia ajudou a explicar!

Entender separado para unir e compreender melhor o potencial das pessoas. Show! Parabéns Alexandre!

Dante Mantovani

Empodero líderes para que desbloqueiem seu potencial e conquistem resultados superiores e saudáveis.

2 a

Excelente artigo, Alex! Ajuda muito a "fatiar" o que cada parte das teorias dos relatórios pode ajudar a explicar.

Alexandre, seus artigos sao muito bons e nos ajudam na realizacao de nosso trabalho. Ampliando a perspectiva das inumeras possibilidades, caminhos, nuances, quando se trata do ser humano. Mais uma vez obrigada! Abraco

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Alexandre Ribas

  • personal BRANDING – o poder da SINGULARIDADE

    personal BRANDING – o poder da SINGULARIDADE

    Branding deveria ser sinônimo de individualidade e genuinidade, as quais se recomenda terem origem no que seria o…

    11 comentários
  • PROPÓSITO DE VIDA – QUAL É A SUA ÍTACA?

    PROPÓSITO DE VIDA – QUAL É A SUA ÍTACA?

    Ulisses (Odisseu, em grego) foi rei da ilha de Ítaca, uma das várias ilhas gregas, por volta de 1200 a.C.

    12 comentários
  • O PASSADO É HISTÓRIA E 2023 AINDA ESTÁ EM ABERTO

    O PASSADO É HISTÓRIA E 2023 AINDA ESTÁ EM ABERTO

    Vivemos em tempos em que o mundo está dividido, tenso e com uma boa quantidade de pessoas vivendo debaixo de um…

    10 comentários
  • O SEU PERFIL DISC E AS SUAS REALIZAÇÕES

    O SEU PERFIL DISC E AS SUAS REALIZAÇÕES

    Um perfil DISC, qualquer que seja, nunca trará informações a respeito de quem irá realizar mais ou menos na vida. Nosso…

    16 comentários
  • DIFERENCIAÇÃO EM CONSULTORIA – O QUE VOCÊ TRAZ PARA A MESA?

    DIFERENCIAÇÃO EM CONSULTORIA – O QUE VOCÊ TRAZ PARA A MESA?

    Recentemente, em setembro deste ano, participei de um congresso internacional nos EUA, a respeito de ferramentas de…

    2 comentários
  • PRINCÍPIOS REGULADORES E SUAS METAS

    PRINCÍPIOS REGULADORES E SUAS METAS

    Este é um artigo direcionado para auxiliar pessoas que querem atingir uma meta muito ambiciosa, nos próximos 5 a 10…

    13 comentários
  • MEU DISC DEU ERRADO, POR QUÊ?

    MEU DISC DEU ERRADO, POR QUÊ?

    Emoções negativas, resistências e medos não devem estar presentes após uma pessoa receber o feedback de seu gráfico ou…

    5 comentários
  • SE NÃO FOR AGORA, QUANDO?

    SE NÃO FOR AGORA, QUANDO?

    Atrás de muitos sorrisos ou fisionomias serenas e amistosas, estão sentados e encolhidos no chão, em um canto escuro, a…

    23 comentários
  • 12 DICAS PARA USO DE FERRAMENTAS DE ASSESSMENT

    12 DICAS PARA USO DE FERRAMENTAS DE ASSESSMENT

    Ferramentas são um meio para a realização de um objetivo, atender uma necessidade ou contribuir para a solução de um…

    12 comentários
  • A AUTENTICIDADE DO BEM E O SEU SUCESSO

    A AUTENTICIDADE DO BEM E O SEU SUCESSO

    Para ser autêntico é simples: basta se conhecer, utilizar seus talentos na plenitude e administrar suas limitações para…

    8 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos