Definição do tema: O que é uma empresa "InsurTech"?

Definição do tema: O que é uma empresa "InsurTech"?

Começamos a ouvir muito sobre as "Fintechs" e em breve, muito em breve ouviremos também as "InsurTechs", empresas que vem como novos modelos de negócios focadas no mercado securitário. Inclusive, para quem quer saber mais sobre o assunto, pode ler a Revista Exame dessa semana que traz na capa uma matéria sobre as "Fintechs", que chegaram e já estão competindo de igual pra igual com os grandes! A outra palavra da vez também é "Desruptura", mas isso é tema para o próximo texto! rs. Mas quero falar das "InsurTechs" e sua definição e seu posicionamento como modelo de negócio.

Não existe uma definição restrita, aceita ou reconhecida por toda indústria a respeito do tema "InsurTech". Pode ser muito mais abrangente do que imaginamos. Para alguns especialistas, o termo simplesmente denota a aplicação da tecnologia para oferecer melhor custo-benefício nas operações. Ao meu ver, passa também por soluções e oferecimento de melhor experiência do usuário na relação com o produto seguro, independentemente da fase de maturação que a empresa esteja desenvolvendo a solução no momento.

A empresa que desenvolve essa experiência e solução, é uma "InsurTech". Ou seja, na minha opinião a melhor definição é para uma "InsurTech" se refere às empresas de tecnologia ou antenada com essa evolução tecnológica que:

(1) estão em seus estágios iniciais de Operação;

(2) implementam inovações específicas de tecnologia em atividades dentro do seguro e na cadeia de valor;

(3) reformulam os processos de venda e prestação de serviços, gerando maior valor na intermediação, percepção e experiencia com o cliente, fazendo valer sua presença na neste novo cenário de negócios;

(4) alavancar diferentes formas de financiamento, incluindo, mas não limitado a, capital de risco.

Algumas das tecnologias que começam a ser usadas pelas "InsurTech" não são especialmente novas (por exemplo, telemetria), mas a combinação do progresso técnico dessas soluções atrelando inteligência e interpretação dessas novas camadas de informações é o que chamamos de "Big Data", com a "IoT - Internet of Think", e agora chegando muito rápido "AI - Artificial Intelligence" para o segmento.

E análises inteligentes e o uso generalizado de dispositivos digitais habilitados para internet, estão permitindo que as empresas, algumas ainda em fase de inicial, influenciem a forma de como o seguro está sendo difundido, com cotações de preços a disposição do cliente de forma organizada e resumida, até a forma como os seguros serão vendidos daqui por diante.

Também influenciarão de forma acelerada como as seguradoras se relacionarão com os seus clientes. É uma grande mudança, muita gente não está percebendo como essas coisas estão chegando (e não é modismo). Além disso, algumas Start-ups de tecnologia podem operar em várias indústrias tradicionais, embora a o rótulo "InsurTech" aplica-se tipicamente onde o seguro é o principal "core-business".

Apertem os cintos! Vem muita coisa legal por aí!


Alberto Apolinario, atuou por 20 anos em diversas empresas no mercado marketing digital, atualmente é Diretor da VIVA VIDA SEGUROS, empresa especializada em benefícios de saúde e seguros para o mercado corporativo, contato: apolinario@vivavidaseguros.com.br ou +55 11 999 328 252

Moshe Marques

Fundador, CEO e Desenvolvedor da Moshe SI

7 a

Poucas pessoas entendem disto tão bem quanto você. Trocar ideias sobre isto com você é sempre um enriquecimento incalculável. Vamos juntos !!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Alberto Apolinario ("APOLI")

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos