5 erros na análise de crédito que não devemos cometer
A gestão de risco é essencial para acabar com a inadimplência, conquistar e fidelizar clientes, melhorando a sua receita.
É fazendo uma boa análise de risco que você tenta mitigar os problemas decorrentes de uma solicitação de crédito, como a inadimplência, fazendo uma previsão de como poderá ser o descumprimento de acordos, como isso terá impacto nos setores envolvidos e o que pode ser feito para minimizar os danos. No entanto, se essa gestão não for bem executada, a empresa terá grandes prejuízos. Para te ajudar, nesse artigo, vou listar os 5 principais erros que não devem ser cometidos.
Armazenamento de dados
Esse pode ser o primeiro gargalo na gestão de risco de crédito da sua empresa, se as informações não estiverem armazenadas de forma correta e não terem atualização constante, o acesso ficará mais difícil e quando o analista o tiver, não terá as informações corretas para tomar decisões assertivas. Além disso, pode-se gerar atrasos e erros na emissão de relatórios para análise. Por isso, é essencial que o acesso aos dados seja simples, atualizado e automático. E todos os envolvidos no processo devem ter o domínio dos procedimentos e realizá-los da forma correta.
Diversas plataformas para gerenciar
São diferentes empresas que capturam os dados dos clientes no mercado de análise de crédito. Se o analista precisa conferir cada uma das plataformas para verificar os dados dos clientes, analisar o risco da operação e ainda organizar e armazenar as informações em vários locais, todos esses processos levam tanto tempo que, ao final, o analista não sabe ao certo qual a melhor decisão a ser tomada. Logo, o ideal é ter todas as informações armazenadas e cruzadas em um único banco de dados com uma plataforma de score (pontos) conforme a política da empresa.
Recomendados pelo LinkedIn
Falta de critérios de análises bem definidos para concessão de crédito
As regras que definem quais critérios o cliente deve ter para o crédito ser concedido é um dos pontos de mais importância. Sei que, na teoria, parece bem simples, mas é na prática que surgem os desafios. Por mais que as empresas tenham sua política de crédito, em sua maioria, não são claras nem bem definidas.
E isso abre margem para o entendimento individual de cada analista, podendo tornar a análise reativa ou facilitadora demais e prejudicando o crescimento da empresa.
Falta de cultura na gestão de crédito
É preciso ter uma equipe colaborativa, que tem bastante diálogo, para alcançar o sucesso na análise de risco de crédito. Por isso, treine os seus colaboradores e crie uma cultura forte, ágil e que valorize a tecnologia para operar em alta performance.
Investe no departamento de concessão de crédito, mas não tem setor de cobrança eficiente que diminua a inadimplência e aumente a receita da empresa
As empresas dão bastante importância à concessão de crédito por gerar receita, no entanto, não tem um setor especializado com profissionais qualificados para cobrar clientes inadimplentes. Sendo que a inadimplência é um dos pontos que mais geram prejuízo ao caixa de uma empresa e, por isso, a cobrança deve ser levada a sério.
#gestãodeequipe #recuperaçãodecredito #collection #riscodecredito #liderança #empreendedorismo #culturaempresarial