Vença a si mesmo e tenha negócios de resultado
Todos os dias lemos frases motivadoras sobre ‘vencer a si mesmo’ para obter resultados. E, quando se trata do ‘mundo dos negócios’, ‘vencer a si mesmo’ é algo essencial.
Mas o que significa ‘vencer a si mesmo’ neste contexto ?
Pois, para explicar as nuances desta frase, precisamos compreender que nós, seres humanos, somos criaturas complexas. Afinal, não é fácil, por exemplo, manter a motivação em um contexto difícil. Imagine um empresário que todos os dias precisa lidar com a instabilidade da economia, as pressões dos investidores, as necessidades de sua família, entre outras demandas. Como manter a positividade e a determinação diante de aspectos como estes? Não é fácil, mas é possível. É possível, desde que você consiga, apesar de tudo, seguir adiante mirando somente nos objetivos que deseja alcançar. É possível, se você conseguir manter o controle emocional e souber enxergar para além das dificuldades cotidianas.
O especialista em negócios, Jim Collins, ex- professor da Escola de Negócios da Stanford University, cunhou uma frase que diz: “Não são as circunstâncias que causam resultados, são as pessoas.” Através de pesquisas, Collins ‘descobriu’ que as circunstâncias são somente ‘o palco’ em que uma empresa atua. Contudo, o ‘jeito’ que as equipes atuam é que determinará se os resultados serão os esperados ou não. Aqui entram aspectos como valores, escolhas, a qualidade da execução e, por fim, a grande habilidade em não perder os objetivos de vista independente do contexto.
De forma simples, podemos afirmar que os resultados são atingidos quando as pessoas conseguem vencer, intimamente, emoções negativas como o medo, a raiva, o desânimo, a procrastinação, o pessimismo, entre outras.
Recomendados pelo LinkedIn
Portanto, o ‘si mesmo’ do título inclui nossa capacidade de ultrapassar os desafios íntimos, de fortalecer nossa positividade mesmo em meio às adversidades, para que consigamos obter os resultados esperados. Precisamos sempre lembrar que não temos como controlar todas as situações da nossa vida. Estamos rodeados de possibilidades boas e ruins e é a forma com a qual lidamos com cada uma delas que define quais serão os resultados. Para além disso, mesmo que você tenha se preparado e seja determinado, imprevistos podem ocorrer e nessa hora você só poderá contar consigo mesmo.
Por isso é tão importante o aprendizado de ‘vencer a si mesmo’.
Este aprendizado que fortalece e estimula pode ser obtido através do autoconhecimento, da disciplina e da capacidade de estimular mais os aspectos emocionais positivos do que os negativos. Ao ‘trilhar’ este caminho, você também desenvolve competências e habilidades mais assertivas. E ao adotar uma postura mais confiante e segura, ainda que haja imprevistos e situações difíceis, você terá meios de se manter focado nos objetivos que espera atingir.
Antes de terminar, deixo aqui uma frase do grande escritor britânico Charles Dickens: “Somos nós que forjamos as correntes que usamos em nossas vidas”. Pense nisso.