A sua empresa já faz compensação de carbono?

A sua empresa já faz compensação de carbono?

A pegada de carbono e o poder de minimização dos impactos ambientais

Atualmente, é comum nos deparamos em conversas com o tema pegada de carbono. Por estar cada vez mais popular, muitas vezes podemos não entender, de fato, o que isso significa. A pegada de carbono nada mais é do que uma medida que calcula a emissão de carbono equivalente na atmosfera. O gás pode ser gerado, por exemplo, por uma pessoa, evento ou empresa.

Se imaginarmos as diversas atividades de rotina que geram emissões atmosféricas de gases do efeito estufa (GEEs), certamente é um grande volume. Isso causa uma série de complicações ambientais como o aumento da temperatura do planeta que contribui com as mudanças climáticas. 

Essa é apenas uma das consequências. Se pensarmos a longo prazo, a situação pode piorar. Se você estiver se perguntando se existe alguma forma de compensar tudo isso, vamos responder essa e outras dúvidas na econews desta semana.

A importância da compensação de carbono

A pegada de carbono permite analisar os impactos causados na atmosfera e as mudanças climáticas ocasionadas pelo lançamento de gases do efeito estufa a partir de uma série de atividades que realizamos. Com isso, podemos entender que a maioria das ações humanas emitem carbono.

Para amenizar tudo isso, as empresas devem fazer a compensação de carbono que trata-se de um instrumento que visa minimizar impactos causados pela emissão de gases no efeito estufa. Na prática, consiste em um sistema que permite a compra de ações como reflorestamento para compensar os danos causados.

A quantidade de dióxido de carbono (CO2) pode ser calculada por alguns métodos como calculadoras próprias para essa atividade. Para cálculos mais complexos, no caso de empresas, é preciso contar com o apoio de organizações. Depois dessa etapa, deve ser definida a ação da neutralização de carbono. Isso varia de acordo com a empresa e, principalmente, com a sua área de atuação.

Um fator muito importante que não deve ser esquecido é o de priorizar empresas que fazem a compensação de gases. Todas as nossas operações, especialmente a de coleta de resíduos, emitem carbono. Por isso, realizamos a compensação de crédito de carbono através da plataforma Tesouro Verde e Brasil Mata Viva para minimizar os impactos ambientais.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Faça o gerenciamento de resíduos de forma correta

Além de fazer a compensação de carbono, é importante não esquecer de fazer o gerenciamento de resíduos de forma ambientalmente correta através do Descarte Ecológico. Afinal, são ações complementares.

Conte com a gente! A sociedade e o planeta agradecem.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ecoassist

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos