Setembro Amarelo: Saúde mental no mundo corporativo deve ser mais que uma campanha anual

Setembro Amarelo: Saúde mental no mundo corporativo deve ser mais que uma campanha anual

Em setembro, muitas empresas se dedicam a campanhas voltadas para o Setembro Amarelo com o objetivo de promover a saúde mental de seus colaboradores. No entanto, é crucial questionarmos: o que acontece após o término do mês? A realidade do mundo corporativo frequentemente contradiz as mensagens de cuidado propagadas em setembro.

Com rotinas de trabalho exaustivas, exigências de alta performance e metas de vendas desumanas e muitas vezes inalcançáveis, o ambiente corporativo se torna um dos grandes vilões na geração de doenças mentais. Essas pressões ignoram a individualidade dos colaboradores, tratando-os como meros números a alcançar objetivos, sem considerar suas condições pessoais, limitações ou mesmo sua saúde mental.

Por essa e outras razões, insisto no assunto sobre humanização do mundo corporativo. De nada adianta fazer campanha anual de setembro amarelo (porque “pega bem” e dá ibope) e não adotar políticas corporativas e ações que minimizem as doenças atreladas à saúde mental. É preciso muito mais que um “Setembro Amarelo”.

É imperativo que as empresas adotem o cuidado com a saúde mental como uma política corporativa contínua. Promover práticas no ambiente trabalho que visem estimular os colaboradores a se dedicarem ao autoconhecimento, promover o acesso a terapias tradicionais e alternativas, incentivar a prática regular de exercícios físicos, oferecer espaço físico e de tempo para que as pessoas possam se cuidar, são algumas das medidas que precisam ser parte integrante do dia a dia das organizações.

Mais do que falar sobre saúde mental, as empresas devem agir para criar um ambiente onde o bem-estar dos colaboradores seja prioridade o ano todo. Porque saúde mental não é sobre um mês, é sobre todos os dias.

Obviamente que Setembro Amarelo deve ser um lembrete constante da importância da saúde mental. Que essa conscientização se transforme em práticas efetivas e duradouras, garantindo que todos os colaboradores tenham o suporte necessário para viver e trabalhar com saúde e dignidade.

Todos ganham em um ambiente mentalmente saudável. Gente sã e feliz produz mais e melhor. Afinal, a felicidade precede o sucesso!

 

 

Mareliza Moura

Empresaria | Marketing Digital | Social Media | Gestão de Redes Sociais | Gerenciamos suas redes sociais para você focar no seu negócio!

7 m

Excelente reflexão, Fe! Eu mesma já senti na pele a falta de cuidado do universo corporativo com a saúde mental!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fernanda Franco

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos