Senado aprova PL que limita cobrança no juros de cheque especial e cartão. Isso é bom ou ruim ?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Essa semana tivemos a aprovação no senado de um PL que limita o juros de cheque especial e cartão de crédito em 30% A.A até o fim do decreto de calamidade proveniente da Pandemia (31/12/2020).

Em um primeiro momento, você pode achar esse projeto bom, afinal, é uma redução de juros né ? 

Porém, esse projeto é ridículo e absurdo, e abaixo te explico o motivo.

Primeiro, o PL nada mais é do que um tabelamento de preços, e qualquer pessoa que tenha o mínimo de conhecimento econômico, sabe que isso nunca funciona. Os preços não devem ser regulados por leis, e sim, pela oferta e demanda, uma concorrência natural no mercado. 

Quando você faz leis deste tipo, está aumentando a regulamentação no setor, e assim, diminui ainda mais a já escassa concorrência. 

Os juros cobrados no Cheque Especial e no Cartão de crédito, são elevador devido ao alto risco dos dois produtos. Eles estão entre as maiores inadimplências bancárias.  

Quando você comerciante, tem um produto na sua empresa que ofereça um grande risco, o que você faz ??? Aumenta a rentabilidade neste produto, para compensar o Risco x Retorno. 

Quando alguém de fora, limita esse seu "lucro", o que você fará ?? Deixará de vender este produto certo ? Afinal, não compensa assumir um grande risco por um pequeno retorno. 

Infelizmente, esse PL afetará os mais pobres, que teoricamente são os com maiores riscos no produto. Provavelmente teremos uma redução de limites disponíveis a esses clientes. 

E perceba o quanto isso impacta a economia: uma pessoa q tem um bom limite no cartão, consegue comprar sua televisão em 12x, fazer uma viagem de férias com a família, ou usar em algum momento de extrema necessidade. Com os limites reduzidos, esse pode de compra será diminuído. 

A economia não deve ser regulada pela caneta dos burocratas. Isso nunca deu certo, e nunca dará. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos