Open Insurance: acesso às informações compartilhadas será um benefício a usuários de seguros

Open Insurance: acesso às informações compartilhadas será um benefício a usuários de seguros

O Open insurence teve sua primeira fase implantada em dezembro de 2021. No ano seguinte, iniciou-se a segunda fase que deve durar até setembro de 2023. A expectativa é dar aos usuários de seguros, capitalização e previdência, mais autonomia e força na decisão na contratação de planos e empresas. É um projeto elaborado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), que é o órgão regulador nacional, e deve iniciar sua terceira fase de implementação ainda em 2023.

O objetivo é disponibilizar um Sistema de Seguros Aberto, possibilitando o compartilhamento de dados às instituições participantes, como é feito com o Open Finance, por exemplo. Dessa forma, é possível aumentar a competitividade no mercado com novas oportunidades e personalização nos negócios.

Desde o início do projeto, as empresas participantes podem compartilhar dados abertos entre si, como os de fornecedores e histórico detalhado de produtos, gerando melhor entendimento de serviços e coberturas oferecidos. Desde março, quando começou a segunda fase, está sendo possível o compartilhamento de dados dos clientes com prévio consentimento.

Agora, corretores de seguros são incluídos no Open Insurance de acordo com resolução recente do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), o que aprimora o sistema, já que essa categoria é o principal canal de vendas de seguros no país. A grande expectativa está no protagonismo dos consumidores no compartilhamento de dados, que poderá escolher entre diversos produtos e serviços mais customizados, com taxas bem mais atrativas.

A previsão é que o Open Insurance revolucione o mercado de seguros em 2024. Empresas, fornecedores e corretores precisarão inovar para liderarem em um mercado muito competitivo, visto que o cliente terá mais facilidade em comprar e negociar.

Com o acesso aos dados da concorrência e seus clientes, traz às seguradoras e corretores fácil percepção de um novo produto, além da possibilidade de otimizar os negócios e ajudar em estratégias para fidelizar clientes.

Com os recursos tecnológicos avançados, haverá a personalização de produtos e serviços trazendo inovação ao mercado. Poderemos ter um aumento significativo de comercialização de microsseguros, coberturas pontuais de curto prazo, e outras sugestões de personalização, além da melhor experiência ao cliente. É fundamental que as empresas estejam preparadas porque agora é hora de transformar a informação disponível em vantagem competitiva.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de CMSW

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos