O impacto da IA e o engajamento no agro, como manter a integridade das relações no trabalho e mais...

O impacto da IA e o engajamento no agro, como manter a integridade das relações no trabalho e mais...

Olá e bem-vindo(a) a mais uma edição de Recrutamento e Negócios, a newsletter da Talenses! Na news de hoje, abordaremos os impactos da IA no Agronegócio - se essa inovação está trazendo mudanças abruptas ou mais lentas para o setor -, novos desafios da área de RH no agro, um ensaio reflexivo sobre a sua trajetória e a forma como você lida com as mudanças do mercado de trabalho, um bloco setorial focado na importância de não só realizar, mas também comunicar práticas de ESG.

Tenha uma ótima leitura!


IA e os impactos no Agro: mudança abrupta ou a passos mais lentos?

A transformação digital no agronegócio está em plena marcha, impulsionada por avanços significativos na inteligência artificial.

Com o uso de IA, o agro está testemunhando uma revolução que promete otimizar desde a semeadura até a colheita.

Algoritmos sofisticados e máquinas inteligentes estão sendo usados para prever condições climáticas, monitorar a saúde das plantações e até mesmo automatizar tarefas repetitivas. A inovação tecnológica está não apenas aumentando a produção, mas também contribuindo para a sustentabilidade e a redução de desperdícios.        

Confira um pouco mais no artigo sobre o impacto da IA no setor, do qual Alexandre Benedetti - nosso Diretor e Co-Founder do Talenses Group - discorre sobre as transformações digitais do agro: estamos à beira de uma mudança abrupta ou o setor está caminhando em passos mais lentos e calculados?

Leia o artigo completo aqui.


Dica de headhunter

Em sua newsletter no LinkedIn, Bastidores de uma headhunter, Isis Borge Sangiovani , Diretora da Talenses, escreveu sobre como a novidade no mercado de trabalho pode ser um fator que, ao mesmo tempo que move, paralisa carreiras.

Ela também levanta algumas questões intrínsecas ao comportamento humano que podem, dependendo da situação, nos fazer ter vontade de arriscar tudo e encarar grandes desafios, ou sossegar e entender que o cenário atual talvez já esteja fazendo sentido.

Este relato dá dicas de como encarar a situação e aproveitar ao máximo o contato com uma pessoa headhunter.

Confira mais detalhes acessando a newsletter dela, e aproveite para assiná-la aqui.

Spotlight Setorial

Por Isis Borge

Considerando o conceito ESG, quais são as práticas da empresa na qual você atua?

Pergunto isso porque tenho visto organizações que, apesar de terem iniciativas muito interessantes, comunicam mal o que estão fazendo de bom, tanto para o público interno quanto externo. Há situações em que os profissionais de RH simplesmente esquecem de destacar as boas práticas da companhia no momento de apresentar a empresa e a vaga aos candidatos.

Veja alguns bons motivos para uma empresa divulgar mais e melhor as ações ESG do negócio:  

  • Cresceu a valorização dos profissionais por empresas que, além de lucrar, estejam genuinamente preocupadas com o planeta, o meio ambiente, a sociedade e os colaboradores;   
  • Muitos profissionais têm utilizado as boas práticas da companhia para decidir se vão ou não aceitar uma proposta ou ficar na empresa;   
  • Há profissionais reclamando da falta de posicionamento claro dos atuais empregadores com relação às práticas ESG;   
  • Quem aprecia a companhia na qual trabalha tem menos propensão para se abrir para as ofertas da concorrência;
  • Em geral, as pessoas gostam de sentir orgulho da organização que integra o seu currículo.

É fundamental, porém, que se divulguem apenas ações de governança ambiental, social e corporativa que realmente estejam sendo praticadas pela organização. Isso porque acionistas, investidores, sociedade, parceiros de negócio e profissionais estão cada vez mais atentos a possíveis desalinhamentos entre discursos e práticas, ou seja, ao fenômeno greenwashing.        

Quer saber como a Talenses pode ajudar a sua organização dentro da pauta ESG através de recrutamento especializado, estratégia em capital humano e mapeamento de estruturas organizacionais? Fale com a gente clicando aqui.


O novo RH do agro

Apenas 4 de cada 10 colaboradores estão engajados em suas organizações. Equipes remotas, hierarquia mais achatada, negócios em constante transformação: o ambiente de trabalho se tornou complexo nos últimos anos. Como reflexo disso, os níveis de desengajamento batem recorde no Brasil e no mundo.

No nono episódio da Prosa ZMP, podcast da ZMP Consultoria - especializada em soluções para o agronegócio e nossos parceiros - a sócia consultora Cassiana Machado conversou com Alexandre Benedetti , Diretor da Talenses, sobre o mundo corporativo e o engajamento dos profissionais atualmente.

Confira o podcast aqui e saiba mais sobre o nível de engajamento dos profissionais no setor agro.

Para se aprofundar no assunto, conheça o Ebook “Engaja S/A”, o 1º índice nacional de engajamento de funcionários do Brasil - estudo produzido pelo Talenses Group – holding no qual a Talenses faz parte – em parceria com a Flash e a FGV EAESP Pesquisa e Publicações .

Baixe o material completo aqui.


Talenses nas redes

“O que faço se meu chefe não cumpre suas promessas?”

Em nossa página do LinkedIn, compartilhamos a coluna Carreira no Divã, do Valor Econômico , onde a Isis Borge Sangiovani , Diretora da Talenses, explora as situações de mudança de escopo e a falta de cumprimento das promessas feitas pelas lideranças antes de uma contratação.

Acesse o conteúdo aqui e entenda qual abordagem utilizar e como enfrentar essa questão quando ela aparece ao longo de nossas experiências profissionais.



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Talenses

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos