A DGEG - Direção-Geral de Energia e Geologia marca presença na Tektónica – Feira Internacional da Construção, a decorrer de 10 a 12 de abril de 2025, na FIL - Feira Internacional de Lisboa. A DGEG, através da Direção de Serviços de Relações Institucionais e de Mercado, está presente no seu stand institucional, divulgando as atribuições, e as competências da entidade, bem como as iniciativas em curso, reafirmando o seu compromisso com a promoção de práticas sustentáveis e inovação no setor da construção. Este ano, a Tektónica registou um aumento de expositores em relação ao ano transato, contando com a participação de cerca de 400 empresas nacionais e internacionais, e contempla dois novos setores: "Novos Sistemas Construtivos e Materiais", focado em soluções inovadoras e sustentáveis, e "Smart Building", dedicado a tecnologias inteligentes para a construção e gestão de edifícios. À margem da Feira, decorrem conferências, workshops e apresentações técnicas que promovem o diálogo sobre os desafios e as oportunidades da construção sustentável.
DGEG - Direção-Geral de Energia e Geologia
Administração pública, defesa e seguridade social
Conceção, promoção e avaliação de políticas relativas à energia e aos recursos geológicos.
Sobre nós
A Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) é o órgão da Administração Pública Portuguesa que tem por missão contribuir para a conceção, promoção e avaliação das políticas relativas à energia e aos recursos geológicos, numa ótica do desenvolvimento sustentável e de garantia da segurança do abastecimento. Na missão da DGEG inclui-se, naturalmente, a necessidade de sensibilizar os cidadãos para a importância daquelas políticas, no quadro do desenvolvimento económico e social que se deseja para o país, informando-os sobre os instrumentos disponíveis para a execução das decisões políticas e divulgando os resultados do seu acompanhamento e execução.
- Site
-
https://www.dgeg.gov.pt/
Link externo para DGEG - Direção-Geral de Energia e Geologia
- Setor
- Administração pública, defesa e seguridade social
- Tamanho da empresa
- 201-500 funcionários
- Sede
- Lisboa
- Tipo
- Empresa de capital aberto
Localidades
Funcionários da DGEG - Direção-Geral de Energia e Geologia
Atualizações
-
Publicada em Diário da República, a Resolução da Assembleia da República n.º 127/2025, de 10 de abril (https://lnkd.in/dBahRRbW), que divulga a aprovação, de 20 de dezembro de 2024, da atualização do Plano Nacional de Energia e Clima 2030 (PNEC 2030), que consta em anexo à resolução mencionada e que dela faz parte integrante.
-
-
A DGEG - Direção-Geral de Energia e Geologia lançou uma nova funcionalidade na sua plataforma online, permitindo a comunicação automática das cooperativas no contexto do Autoconsumo Individual. Atualmente, esta inovação está implementada em duas cooperativas, marcando o início de um processo que visa simplificar e agilizar todo processo de autoconsumo, promovendo uma maior eficiência e transparência no setor energético. Através desta plataforma, a cooperativa pode realizar a comunicação de forma automática, garantindo um processo mais rápido e eficaz, estando em conclusão os trabalhos de comunicação automática para outra cooperativa. Esta medida é um passo significativo para o desenvolvimento sustentável e a promoção do autoconsumo de energia, cada vez mais inclusivo, alinhando-se com os objetivos de transição energética e redução de emissões de carbono. Para mais informações, visite https://lnkd.in/dSwTWJqF.
-
-
A edição 68 da Newsletter DGEG (https://lnkd.in/dtUSqC2e) foi ontem divulgada aos nossos subscritores. Para saber em primeira mão: https://lnkd.in/ddmxJzQp. Para números anteriores: https://lnkd.in/dU5pq6XP.
-
-
A Assembleia da República Portuguesa recomendou ao Governo, através da Resolução da Assembleia da República n.º 122/2025, de 1 de abril, a adoção de medidas de combate à pobreza energética, entre as quais medidas de apoio a fundo perdido para a melhoria da eficiência energética das habitações de famílias vulneráveis, o autoconsumo e a integração das famílias com baixos rendimentos em Comunidades de Energia Renovável. A Resolução reforça ainda a promoção da literacia energética, a sensibilização para o tema da pobreza energética e a simplificação dos programas de apoio existentes para o combate à pobreza energética, indo assim ao encontro de medidas propostas pelo Observatório Nacional da Pobreza Energética, enquadrado na Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2023-2050. A Resolução pode ser consultada em https://lnkd.in/dgt3Jc3G. Mais informações sobre pobreza energética em https://onpe.pt/.
-
-
O Diretor-Geral da DGEG - Direção-Geral de Energia e Geologia, Paulo Carmona, participou na mesa-redonda "Transformar Resíduos Orgânicos em Oportunidades: Potencialidades e Desafios para o Mercado de Biogás em Portugal" no primeiro #GreenGathering de 2025, organizado pela Veolia Portugal, realizado a 25 de março, em Coruche. O encontro, dedicado ao tema "Biorresíduos - O seu Potencial para a Descarbonização da Economia Portuguesa", reuniu especialistas nacionais e internacionais para debater o papel estratégico dos biorresíduos na descarbonização da economia, destacando o biogás como solução para a valorização de resíduos orgânicos e para a redução das emissões. Entre os temas debatidos estiveram as perspetivas europeias para o setor, os desafios regulatórios e tecnológicos e as oportunidades para o crescimento do mercado nacional. A valorização dos biorresíduos surge como um eixo estratégico para a transição energética e para o cumprimento das metas ambientais, permitindo a Portugal posicionar-se no contexto da economia circular e da neutralidade carbónica. Fotografias: Veolia Portugal
-
-
A Publicação «Estatísticas Rápidas das Renováveis», número 243 (https://lnkd.in/dgjzjc9m), referente a fevereiro de 2025 reporta à capacidade instalada e produção da energia proveniente de fontes renováveis no Continente e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. 📢 De março de 2024 a fevereiro de 2025, a produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis foi de 43 658 GWh, correspondendo a 74,6% do total da produção bruta mais saldo importador de eletricidade. Mais informações em https://lnkd.in/dTQc5Uvm. Imagem: «Estatísticas Rápidas das Renováveis», número 243, página 13.
-
-
A Publicação «Estatísticas Rápidas dos Combustíveis», número 235 (https://lnkd.in/drCdNDBG), referente a fevereiro de 2025, apresenta a evolução mensal dos consumos dos principais combustíveis fósseis, numa análise ano-móvel. Em fevereiro de 2025, o consumo global de combustíveis fósseis diminuiu 6,2% relativamente ao ano anterior. ↘️Destaca-se a diminuição dos consumos de gás natural e dos produtos de petróleo em 15,2% e 1,7%, respetivamente. ↗️Por outro lado, o consumo de jet fuel, a subida do consumo foi de 3,9%, estando 13,5% acima ao nível do consumo verificado no ano de 2019. Mais informações em https://lnkd.in/dTQc5Uvm. Imagem: «Estatísticas Rápidas dos Combustíveis», número 235, página 5.
-
-
O Índice de Literacia Energética é um dos indicadores supervisionados pelo Observatório Nacional da Pobreza Energética (ONPE-PT), que monitoriza a evolução da Pobreza Energética em Portugal. Foi realizado pela ERSE- Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos um estudo relativo à Literacia dos Consumidores na área da Energia e constata-se que, apesar de este indicador ter melhorado no entre 2020 e 2024 (tendo passado de 42,8 para 45,3 pontos), o incremento foi pouco significativo e Portugal ainda se encontra longe da meta estabelecida pela Estratégia de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética (ELPPE) para 2030: 60 pontos. Consulte o estudo sobre literacia energética em: https://lnkd.in/dMnR6Maf Saiba mais sobre pobreza energética em: https://onpe.pt/
-
-
A International Energy Agency (IEA), em parceria com a ADENE - Agência para a Energia e com o apoio do Governo de Portugal, convida todos os interessados a participarem no evento online de lançamento da tradução portuguesa do relatório Financiamento de Energias Limpas em África. 📅 Data: 3 de abril de 2025 ⏰ Hora: 14h30 - 15h30 (GMT) 📍 Local: Online Este relatório, elaborado em conjunto com o Banco Africano de Desenvolvimento, aborda desafios e soluções para aumentar o financiamento da transição energética em África. A sessão contará com oradores de alto nível da IEA, do Ministério do Ambiente e Energia de Portugal, da ADENE e do BAD. Inscrições em https://lnkd.in/dsfvX7An. Mais informações em https://lnkd.in/dbVAtGE8.