Prevenção de risco: como fazer um plano para sua empresa?
Obviamente nenhuma empresa nunca deseja passar por um momento de crise nos negócios, mas pode acontecer, e o importante nesse cenário é estar preparado, mas como?
Prevendo riscos, sim. A previsão de riscos organizacionais é um importante método que as empresas devem aderir. É importante pensar e se planejar para situações às quais a empresa pode passar. Normalmente, enxerga-se os possíveis riscos mais óbvios, mas na hora do planejamento é importante ter previsibilidade e imaginar situações atípicas que podem ocorrer.
O risco no contexto empresarial nada mais é que uma probabilidade, mas uma probabilidade de ocorrência mais próxima da realidade e que possa causar impactos à sustentabilidade do negócio. Esses impactos podem ser tanto negativos, quanto positivos.
Uma gestão adequada pode trazer a paz para a empresa, e deve ser implantada em todos os os setores, primordialmente no setor financeiro, evitando assim, as famosas “dores de cabeça”.
Mas como se organizar?
Um setor que precisa de grande atenção e investimento são os benefícios oferecidos aos colaboradores, mas também é necessário um olhar atento para evitar gastos desnecessários, pois pode acontecer. Para ajudar nessa questão, a tecnologia se tornou uma importante aliada.
Falando especialmente dos planos de saúde, sabemos que é quase um pré-requisito estar em uma empresa que disponibilize esse tipo de benefício, e quanto maior a quantidade de colaboradores, maior será o investimento.
Como o gasto nem sempre é consciente, nós da Brisk Seguros disponibilizamos o Health Analytics, uma importante ferramenta de identificação e gestão segura dos gastos com planos de saúde para colaboradores.
Utilizando fragmentos da IoT (Internet das Coisas), o Health Analytics é um sistema inteligente que combina dados com produtividade e leva em conta o histórico da instituição com planos de saúde para diminuir significativamente os gastos com esse benefício.
Com a utilização dessa ferramenta é possível conscientizar os colaboradores para que utilizem de forma correta o benefício, evitando usos sem necessidade, pois todos devem estar cientes de que quanto mais utilizado o plano é, mais caro ele ficará para o próximo ano.
Em compensação, provavelmente existem colaboradores que não utilizaram o plano de saúde nos últimos três meses, mas que também serão impactados.
Portanto, essa análise será eficaz para ter um panorama geral dessas informações, o que facilitará a saúde financeira da empresa e ajudará a todos.
O Health Analytics oferece parâmetros para a melhor qualidade e produtividade da saúde dos beneficiários, contribuindo no cuidado clínico e na gestão dos recursos de saúde.
Recursos práticos que facilitam a gestão:
- Gerenciamento de dados não padronizados de saúde;
- Organização das variáveis a serem estudadas através de dashboards;
- Machine Learning para uma prevenção analítica sobre utilização, desperdício e custo benefício;
Entenda a utilização do plano pelos colaboradores. Procure analisar a quantidade de funcionários que necessitam utilizar o plano com mais frequência e qual o valor gasto. Assim será mais fácil planejar o orçamento. Utilize as informações obtidas e faça uma relação de dados que deverá conter:
- Quantidade de colaboradores;
- Quantos deles utilizam regularmente o plano;
- Quais os motivos que levam ao uso frequente;
- Há problemas de saúde recorrentes ou doenças crônicas?
Esse entendimento será primordial para seguir em frente rumo a gestão consciente dos gastos com planos de saúde e evitar riscos futuros para a organização. Elaborando um plano preventivo você evita surpresas desagradáveis e colhe bons frutos.
Nós, da Brisk Seguros, disponibilizamos tecnologias que podem transformar a saúde financeira da sua empresa. Mande-me uma mensagem aqui no LinkedIn, será um enorme prazer poder ajudar.