Os 5Cs do Crédito - Qualidade na Gestão, Qualidade na Concessão
Vivemos um tempo de crise. É notório ao lermos artigos, sejam eles impressos ou digitais, que a grande maioria dos economistas afirmam que o Brasil vive um momento muito difícil, momento este causado por decisões errôneas no passado além do momento politico de incertezas e escândalos que assolam nossa nação.
Neste sentido, as indústrias de comércio e varejo precisam mais do que nunca se reinventar nas vendas, a palavra da moda é resiliência. Entendo que uma decisão de vender é antes de tudo uma decisão de concessão de crédito correta e bem avaliada. Em minha área de atuação, Gestão de Crédito, compreendo que cada vez com mais intensidade, as decisões de crédito devem levar em conta os 5 Cs do Crédito: Caráter, Capacidade, Capital, Colateral e Condições. De maneira bem sucinta e direta descrevo os 5 Cs e suas características mais marcantes.
Caráter: Reputação do cliente. Informações de fornecedores.
Capacidade: Quanto suporta de endividamento. Liquidez, nos fluxos e projeções de caixa.
Capital: Representa a potencialidade financeira do cliente.Demonstrações financeiras.
Colateral: Somatório de ativos. Garantia do crédito.
Condições: Condições econômicas e empresariais gerais. Fatores externos.
Sendo assim, entendo que tais variáveis são parte de uma gestão que engloba outras condições maiores. Cada empresa deve adotar sua política de acordo com o perfil dos seus clientes. Porém, é importante ressaltar que, quanto maior a eficiência na análise destes 5 Cs, melhor será a concessão, menor a necessidade de cobrança, acarretando assim uma menor inadimplência. O que eu sempre digo para os meus colaboradores é: Vamos vender e vender muito entretanto com a maior qualidade possível.