Objetivos Monetários e Não Monetários
Escuto muita gente falar que tem não tem objetivos de vida.
Por outro lado vejo pessoas com muitos objetivos, sendo eles monetários ou não monetários.
Queria entender qual a diferença desses dois casos. Pessoas com um poder monetário menor entende que precisa focar em outras necessidades, como por exemplo, sobreviver.
Mas também existem muitos objetivos não monetários que podem proporcionar muitos benefícios para a pessoa em si, como disciplina, determinação, foco, paciência. Quem nunca ouviu falar daquela pessoa que conseguiu economizar um pouco, mesmo com um salário baixo? Que entrou na faculdade ou em curso técnico via bolsa de estudos? Que conseguiu um trabalho temporário e foi efetivado ?
Para todas essas situações, nenhum deles precisou de dinheiro, mas sim, de alcançar objetivos não monetários. Diante dessa situação nunca fique sem objetivos, os objetivos não monetários podem proporciona sim você ter objetivos de comprar uma casa, um carro, viajar, casar entre outros.
Para você que tem uma condição financeira boa o caminho será mais tranquilo, já no outro caso será mais trabalhoso, que não quer dizer que será ruim ou que nunca irá atingir. Pelo contrário, você irá atingir mais objetivos, irá crescer como pessoa e poderá alcançar voos maiores na sua vida.
Tenho uma frase que levo comigo que é a seguinte:
“Sua realidade não pode limitar seus sonhos”
Seu futuro pode ser escrito somente por uma pessoa, VOCÊ!
Espero que tenha gostado dessa reflexão e que tenha feito diferença pra você leitor.
Thiago Costa
Consultor e Fundador da Arco Educação Financeira.