Nervosismo, alterações frequentes de humor... você está sentindo isso?
Produzida com o Canva - By @bastoscy

Nervosismo, alterações frequentes de humor... você está sentindo isso?

No meu trabalho como consultora, tenho a satisfação de estar em contato com muitas pessoas, de diversas áreas de atuação em empresas e segmentos também diversos. Nas conversas, reuniões e treinamentos, temos trocas e experiências fantásticas. Entretanto, algo tem chamado minha atenção atualmente: muitas pessoas tidas como calmas, relatam impaciência, nervosismo e um certo desequilíbrio em suas atitudes.


Ao prestar um pouco mais de atenção a essas queixas, encontrei pessoas amedrontadas, assustadas, às vezes acreditando que precisavam dar conta de tudo, “custe o que custar”, ou que nem sabiam o preço que estavam pagando e a conta que viria fatalmente ao final.



No alt text provided for this image


Eu comecei então a lembrá-las de que vivemos e ainda estamos vivendo tempos sombrios. “Passamos” por uma pandemia que dizimou muitas vidas pelo mundo a fora, que trouxe impactos sociais, econômicos, emocionais e psíquicos gravíssimos. Os quais estamos vivendo ainda. Associa-se a isso, questões políticas locais e globais, que impactam sobremaneira, as cabeças e as vidas de todos(as) nós.


Além de todos esses acontecimentos e questões impactantes, há as demandas normais do trabalho e da vida pessoal, que também não dão trégua e se tornam muitas vezes, cargas pesadas demais.

Nesse texto quero falar um pouco sobre as redes de apoio, da distribuição de tarefas e outros cuidados possíveis e necessários com o seu SER.


Primeiro ponto: pessoas que amam o trabalho, que são muito responsáveis e dedicadas aos seus papeis na vida, são as primeiras a sofrer de exaustão emocional e psíquica provocadas pelo trabalho. Eu já ouvir de muitas pessoas sofrendo de burnout a fala: “Eu não sou assim não”. E eu lhes pergunto: “assim como”? “Eu não fico doente”, “Eu sou forte”, Como se o esgotamento fosse um fracasso pessoal, uma fraqueza da pessoa. Como se suas energias não pudessem se esgotar.


O único fracasso que existe no esgotamento das suas forças emocionais e psíquicas, é o seu descuido com os sinais que sua mente e corpo dão, quando as coisas não vão bem. Dores de cabeça persistentes, cansaço constante, nervosismo, explosões emocionais, dores no estômago, na coluna, dificuldade para dormir e tantos outros.

Segundo ponto: quanto e que tipo de conteúdo você consome nas redes sociais? Você sabia que há gente muito qualificada, compartilhando temas extremamente atuais para os nossos tempos? Inclusive sobre saúde mental? Cito dois ótimos no instagram: @olugar, @ocursodasemocoes.

No alt text provided for this image

Terceiro ponto: você faz terapia? O processo terapêutico (com um(a) bom(a) profissional) é totalmente diferente de conversar com um amigo(a). Através de métodos e técnicas validadas, a terapia/análise - o que você escolher, lhe leva a uma maior compreensão sobre si mesmo(a), lhe permite amadurecer e estabelecer melhores relações, além compreender e lidar melhor com os acontecimentos da vida.


Quarto ponto: pessoas que são muito ativas, disponíveis e responsáveis, tendem a assumir mais responsabilidade do que os demais, deixando inclusive de delegar mesmo quando podem. Isso se aplica às tarefas de casa também! Reflita sobre suas atividades cotidianas e lembre-se que você tem que dar conta de tudo! Sempre tem alguém que pode lhe ajudar. E aqui entra a rede de apoio, nosso próximo tópico.

Quinto ponto: todos precisamos contar uns com os outros. Amigos(as), colegas de trabalho, familiares, e até mesmo outros grupos, relacionados à saúde física, mental e por que não: espiritual!

Sexto ponto: você pratica atividades físicas regularmente? Qualquer uma? No mínimo 3 vezes por semana? As atividades físicas ajudam muito no equilíbrio de corpo e mente, além de gerar inúmeros benefícios para a sua saúde geral. E mesmo quando sua rotina parecer muito insana para incluir a atividade física, lembre-se que você pode pelo menos, adotar hábitos saudáveis relacionados ao sono e à alimentação.

Bem, deixo aqui meu abraço, minha acolhida, a todas e todos que podem estar passando por dificuldades nesse momento, que sentem qualquer desequilíbrio nas suas emoções, no seu corpo, nas suas ações... Espero que este texto seja útil para você e se gostar, deixe seu comentário, dicas e claro, compartilhe com quem possa se interessar!

Eduardo Sarcedas

- Gestão de Pessoas - Administração de Pessoal - Desenvolvimento - Liderança - SS0 - ESG - Relações Sindicais e Facilites.

2 a

Excelente texto para atual realidade.

Andréia Fernandez

Executiva de Gestão de Riscos, Compliance (CPC-F) e Controles Internos | Governança Corporativa | Conselheira Social | Liderança e Desenvolvimento de Pessoas | Mentora de Carreira

2 a

Cynara Bastos excelentes ponderações. Texto incrível! “O único fracasso que existe no esgotamento das suas forças emocionais e psíquicas, é o seu descuido com os sinais que sua mente e corpo dão, quando as coisas não vão bem.” Reconhecer a vulnerabilidade a qual todos estamos sujeitos é sinal de grande coragem, principalmente no ambiente corporativo!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Cynara Bastos

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos