Minhas Expectativas sobre o Open Insurance
“Macedo, o que é open insurance? É seguro? Quando vai começar a funcionar no Brasil?” A chegada do open banking e as novidades do mercado de seguros fazem com que estas dúvidas sejam cada vez mais constantes. Neste artigo irei compartilhar as minhas expectativas sobre o open insurance e responder todas as perguntas sobre o assunto.
O que é?
Similar ao open banking, o open insurance é um modelo de negócio que envolve várias empresas de um setor. Os pilares centrais deste modelo são o compartilhamento de dados e a criação de um ecossistema de informações acessível a todos os players envolvidos. Este database unificado permite que as seguradoras tenham mais embasamento para desenvolver produtos e serviços destinados ao público final.
É seguro?
Com certeza! Somente empresas cadastradas e autorizadas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) terão acesso às informações. Caso você não conheça, a SUSEP é o órgão responsável por regulamentar e fiscalizar o setor de seguros no Brasil desde 1966. É uma entidade com muita tradição e que merece respeito. Além disso, vale lembrar que o compartilhamento de informações é voluntário. Ou seja, o consumidor terá total controle sobre os seus dados.
Recomendados pelo LinkedIn
Quando irá começar?
O open insurance é uma operação complexa e, por este motivo, será implementado em três etapas. A primeira fase começará no dia 15/12/2021 e envolve o compartilhamento de informações públicas das empresas participantes. O segundo passo está previsto para 01/09/2021, momento em que os consumidores poderão ceder os seus dados. A última etapa gira em torno da execução de serviços através do ecossistema criado a partir do dia 01/12/2022. Essas datas fazem parte das diretrizes estabelecidas pela SUSEP no dia 21/07/2021 e estão sujeitas a mudança.
Minhas expectativas:
A chegada do open insurance é um grande marco para o mercado brasileiro de seguros e a sua implementação trará benefícios para as empresas e consumidores deste setor. Acredito que a criação de um banco de dados robusto aumentará a competitividade do segmento, pois as seguradoras de pequeno, médio e grande porte terão o mesmo nível de acesso às informações coletadas. Como consequência, o público final terá mais opções para escolher o produto que melhor se adequa às suas necessidades.
Espero que este artigo tenha te ajudado a entender o conceito de open insurance. Se você quer saber mais sobre o assunto, deixe sua pergunta nos comentários.
Consultor de Gestão | Transformação Digital | Inovação | Treinamentos | Liderança | Resultados
2 a👏👏👏