COP16:  o papel do ecossistema de beleza na biodiversidade

COP16: o papel do ecossistema de beleza na biodiversidade

Com o entendimento de que a natureza em equilíbrio é imprescindível para a vida de todos os seres, o bem-estar da sociedade e o desenvolvimento econômico, o Grupo Boticário fundou a Fundação Grupo Boticário. Há 34 anos, por meio de Investimento Social Privado (ISP), a instituição trabalha a favor da conservação da natureza brasileira. Fomenta projetos e desenvolve iniciativas próprias em todos os biomas, possibilitando que nosso patrimônio natural continue a oferecer serviços ecossistêmicos - aqueles que vêm da natureza - para todos nós. São cerca de 1.700 iniciativas em todo o Brasil, que estimulam a criação de áreas protegidas, a restauração de habitats degradados, a adoção de práticas agrícolas sustentáveis e o desenvolvimento de estratégias de compensação, como programas de pagamento por serviços ambientais. 

Mas esta responsabilidade é de todos!

Em 2022, na COP 15 os países  firmaram o acordo internacional para proteger 30% da terra e do oceano até 2030 com o Marco Global da Biodiversidade de Kunming-Montreal. Para o atingimento deste acordo, foram estabelecidas metas globais que sobre: a conservação da biodiversidade, uso sustentável da biodiversidade e repartição justa e equitativa dos benefícios da biodiversidade.

Para o cumprimento dessas metas,  o governo brasileiro conta com a participação do setor privado e de outros atores relevantes, como organizações não governamentais (ONGs) e academia. Esta pauta demanda responsabilidade coletiva e liderança de atores relevantes, especialmente para a Meta 15 que encoraja o setor privado, especialmente grandes empresas, multinacionais e instituições financeiras, a monitorar, avaliar e divulgar de forma transparente seus riscos, dependências e impactos na biodiversidade por meio de suas operações, suprimentos, cadeias de valor e portfólios.

E é com este intuito que o Grupo Boticário, juntamente com a Fundação Grupo Boticário, participam da COP16 da Biodiversidade, em Cali, na Colômbia, de 21 de outubro a 1º de novembro.  

Buscamos identificar mecanismos para frear a perda de biodiversidade e para isso é importante ter ESG e Assuntos Regulatórios nas  discussões sobre o uso,  conservação e repartição justa de benefício pelas empresas. O Grupo Boticário possui metas relacionadas á Conservação, Métodos Alternativos (pesquisa e tecnologia em novos métodos relacionados ao não-teste em animais), Produtos veganos e busca pelo impacto líquido positivo. 

Na COP16, ESG divulga as boas práticas na busca pelo Impacto Positivo Líquido, como mensura impactos, dependências riscos e oportunidades relacionados à biodiversidade e negócios e enfatiza sua participação em agendas relevantes como a construção  da Estratégia e Planos de Ação Nacionais para a Biodiversidade (EPANB).   

O Grupo Boticário, ratifica o compromisso com o planeta e está comprometido em unir negócios e conservação, tornando cada vez mais ativos no processo de tomada de decisão, em busca de um futuro mais sustentável. 

Idailda Alves

Consultora | Apresentada | Influenciadora | Palestrante em formação

4 m

👏

Ester Gomes Ferreira

Boti Expert no Grupo Boticário

5 m

Eu amo demais essa empresa ❤️

Parabéns por essa participação e pelo compromisso com a natureza! Um exemplo inspirador de cuidado com o futuro. 🌍💚

Ótimo conselho

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Grupo Boticário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos