Conheça FRAML, uma abordagem importante para a prevenção de crimes financeiros
Os crimes de fraude e lavagem de dinheiro são diferentes, apesar de, muitas vezes, serem praticados de modo complementar. Afinal de contas, após as fraudes, os criminosos precisam lavar o dinheiro na maioria dos casos. Uma forma de tratar a prevenção à fraude e à lavagem de dinheiro com maior eficácia é adotar medidas para combatê-las juntas.
O The Data Insights de hoje vai comentar a abordagem FRAML – sigla para Fraud and Anti-Money Laundering (em português, antifraude e lavagem de dinheiro). Com ela, as companhias pretendem cercar a segurança das organizações em todas as frentes. E a tecnologia pode fortalecer ainda mais as camadas de proteção dos negócios.
Novas abordagens inovam no combate a fraudes
Um estudo da consultoria PwC estima que as perdas por fraude empresarial representam 5% da receita global, o que equivale a US$ 3,8 trilhões por ano. Além do desafio de prevenção às fraudes, as empresas precisam se preocupar com um segundo risco: as tentativas de lavagem de dinheiro.
Durante muito tempo, os dois campos eram tratados separadamente. Mas, com frequência, esses dois crimes estão interligados, já que, após a fraude, o infrator precisa lavar o dinheiro.
A abordagem FRAML busca unificá-los em uma única metodologia de combate aos crimes financeiros. Com isso, as empresas reduzem perdas em geral, aliando os setores de antifraude e compliance.
Ao redor do mundo, muitas instituições financeiras têm fundido suas equipes e criado metodologias sistemáticas que abarcam ambos os crimes. Assim, são elaboradas soluções e medidas abrangentes e que compartilham informações.
Alguns dos benefícios de aderir a essa abordagem são:
Conexão fraude → lavagem de dinheiro
A conexão entre a prevenção à fraude e à lavagem de dinheiro se dá por meio do FRAML, que atua na política de gestão de riscos de forma mais abrangente e eficaz, integrando as práticas de combate aos dois crimes, muitas vezes, utilizando o mesmo sistema de monitoramento, ou monitorando os mesmos tipos de dados.
Assim, as instituições financeiras podem identificar padrões e tendências que indicam atividades criminosas e tomam decisões mais precisas. O compartilhamento de análises de dados e outras sinergias entre as áreas de prevenção à fraude e à lavagem de dinheiro são essenciais.
As instituições financeiras são o principal alvo de fraudes e de crimes de lavagem de dinheiro. Por isso, devem combinar recursos entre seus departamentos de prevenção e gestão de risco e atuar com abordagem FRAML, compartilhando informações e utilizando tecnologias que possam beneficiar toda a organização.
Como implementar a abordagem FRAML?
O primeiro passo é a integração de recursos, como pessoas, processos e soluções, que devem ser compartilhados para que as companhias façam análises cadastrais, documentais e biométricas de forma mais eficiente. Assim, desde a integração inicial (onboarding) de um novo cliente à instituição, quando a Instituição Financeira deve fazer uma análise abrangente (KYC), que busque indícios tanto de fraude quanto de lavagem de dinheiro ou quaisquer outras atividades suspeitas.
É imprescindível o uso de uma solução tecnológica que combine todos os dados necessários de análise em uma única plataforma, capaz de prevenir tanto os indícios de fraude quanto de lavagem. Para as análises de mesa, por exemplo, é essencial ter acesso a dados seguros e confiáveis para investigar com profundidade pessoas físicas ou jurídicas.
No mercado financeiro, a tecnologia deve cumprir esse papel de detecção e prevenção à fraude, oferecendo condições para que os usuários tenham uma boa experiência, ao mesmo tempo em que detectam indícios de operações fraudulentas e fraudes transacionais.
Uma boa tecnologia que trabalhe com a abordagem FRAML deve possuir bancos de dados atualizados que possam se adaptar rapidamente às mudanças complexas que ocorrem nas práticas maliciosas e possam ser analisados por meio de Inteligência Artificial e machine learning, para que padrões suspeitos possam ser detectados e até previstos pelos algoritmos. Fazer um monitoramento contínuo é parte essencial nessa abordagem e que pode ser realizada por soluções de inteligência de dados.
Neoway: sua aliada na prevenção e gestão de riscos
A Neoway possui uma plataforma que combina dados atualizados de fontes confiáveis e tecnologia de ponta para dar mais precisão a sua gestão de riscos.
Recomendados pelo LinkedIn
Com ajuda de tecnologias de machine learning e Data Analytics, é possível compreender padrões de comportamento e evitar potenciais ameaças desde a análise cadastral, documental e biométrica, passando pelas análises de mesa e due diligences minunciosas até a análise de possíveis fraudes em transações – além monitorar clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores além do onboarding, de forma constante durante todas as etapas do seu relacionamento comercial.
Quer conhecer melhor a Plataforma Neoway? Assista ao vídeo e saiba mais sobre como podemos ajudar na implementação de uma abordagem FRAML.
JOGO RÁPIDO
A NEOWAY RECOMENDA
Como a UseCar evitou um prejuízo de R$ 17,6 milhões
Os bastidores de como a empresa ganhou agilidade e precisão em suas análises de prevenção a fraudes com as soluções de dados da Neoway.
Inteligência artificial virou assunto de quem comanda
Entenda como a GenAI está redefinindo o cenário corporativo e o que isso significa para quem lidera as decisões estratégicas de uma empresa
PLDFT: conheça a iniciativa que visa combater crimes financeiros
Saiba como a prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo (PLDFT) impede o desenvolvimento de organizações criminosas.