Como montar a lista de convidados do casamento?
Antes da preparação da lista de convidados, os noivos devem decidir o grau de relacionamento por grupos de afinidade que irão convidar. Após esta decisão devem dividir-se, e em conjunto com seus pais, parentes e amigos mais próximos, anotar a relação de conhecidos e envolvidos pelo grau de parentesco que se pretende convidar.
Somente depois desta etapa concluída, junte com o seu noivo(a) e confira se estão presentes todos aqueles que vocês mais amam e gostariam que estivessem presentes no casamento.
Planejar um casamento não é uma atividade simples. Uma festa inesquecível implica em um perfeito planejamento sobre todos os aspectos. Seus convidados estarão lá para testemunhar sua união, dividir alegrias, dar consentimentos e atenção a este momento tão importante aos noivos.
Lembre-se que raras são as oportunidades na vida de juntar aqueles a quem se ama em um mesmo lugar e ao mesmo tempo.
Obs. É importante que a lista de convidados seja feita da forma como deverá ser subscrito nos envelopes, com o tratamento adequado a cada pessoa ou titular da família. Não se esqueça de diferenciar letras maiúsculas e minúsculas (caixa alta e baixa), o que facilitará a interpretação do calígrafo na hora de subscritar o convite. Portanto, certifique-se antes do nome correto do convidado, pois ninguém gosta de receber um convite com seu nome grafado errado.
NOMENCLATURA: COMO DESTINAR O CONVITE?
* Luiz Fernando Pires e Sra. ou Luiz Fernando Pires e esposa (Estará convidando só o casal)
* Luiz Fernando Pires e família (Estará convidando todos da casa)
* Lúcia Maria Pires e filhos (Estará convidando uma pessoa e filhos)
* Lúcia Maria e Luiz Fernando (Para solteiros, noivos ou um casal de amigos)
* Aos queridos pais (Convite para os pais guardarem de recordação)
* Aos amados avós Francisco e Mariana (Pode usar termos carinhosos para os avós também)
* Aos queridos irmãos Laura e Davi (Também pode-se usar esta forma de escrita para os irmãos)
* Aos amigos do Banco Itaú (Exemplo de convite de participação no trabalho)
* Aos nossos queridos padrinhos (Convites para os padrinhos do religioso ou do civil)
* Quando os convidados têm títulos (ex. Doutor, Excelência, Pastor., Padre., etc.): O casamento é um evento social íntimo (amigos e família) considera-se, portanto, que não há convidados por razões profissionais. Mas, se no seu casamento houver convidados com títulos e que não são tão próximos e os noivos gostariam de manter a formalidade, pode-se usar o título sim. Na dúvida opte pelo tradicional. Obs.: Atualmente as formas de tratamento Sr. e Sra. caíram em desuso nos convites de casamento, formaturas, noivados, aniversários e bodas, por se tratarem de eventos mais intimistas. Usa-se somente nome e sobrenome. Esses tratamentos e títulos ficaram restritos somente à festas que exijam muita formalidade como eventos corporativos, empresariais, inaugurações, lançamentos, coquetéis.
* Quando o casamento tem estilo muito informal: Se o seu casamento for informal demais, você poderá adaptar as regras acima. Nesses casos o correto é utilizar somente os primeiros nomes, se preferir. Perfeitamente compreensível e até indicado harmonizar com o estilo do seu convite, mas, todo cuidado é pouco para não perder a elegância. Opte pela simplicidade e não terás erros.
PRAZOS DE ENTREGA DOS CONVITES
Com 5 a 6 meses os convites deverão ir para o calígrafo, já com a lista definida e completa. Na volta, dê prioridade na entrega dos convites para pais, avós e padrinhos. Na seqüência, os convidados de outras cidades para que se organizem. Para todos estes, é ideal entregar os convites de 2 a 3 meses de antecedência. No máximo 30 dias antes do casamento todos os convites já deverão ter sido entregues. Menos tempo que isso é indelicado, até porque as pessoas precisam de tempo para se agendarem com hotéis, passagens, roupas cabeleireiros.
Se o casamento for em plena temporada de férias, festas de final de ano, Carnaval ou feriados prolongados, aumente os prazos acima em 30 dias para que as pessoas possam se organizar melhor, inclusive com passagens e hotéis.
Finalizando, para facilitar a sua vida, faça uma segunda lista, com os telefones e endereços dos seus convidados, assim você conseguirá se organizar na hora de distribuir os convites. Essa lista será útil na hora de escrever seus cartões de agradecimento. Dependendo da forma como você montar a lista, poderá até deixar um campo para ir anotando os presentes recebidos de cada convidado.
Fonte: Leonir Santos - Colunista Social e Calígrafo de Convites