É possível?! Um banco "lean"?
A Suécia não produziu apenas o ABBA (me perdoem os mais jovens que não entenderam...). Depois do Vale do Silício, Estocolmo é o local de startups mais efervescente do planeta. Vale mencionar a Spotify, cuja estrutura organizacional e cultura de inovação serve de inspiração para processos de transformação em diversas empresas ao redor do mundo. Também, é lá que acontece, exatamente agora, o que já é mais que um experimento com moeda 100% digital, através da difusão do swish. Não bastasse isto, a Suécia ainda possui o que parece ser um banco "lean": o Handelsbanken.
O Handelsbanken foi fundado em 1871. É uma organização com quase 150 anos. Possui 800 agências em 24 países, e considera como seu mercado "doméstico" a Suécia, Dinamarca, Finlândia, Suécia, Grã Bretanha e Holanda. Possui mais de 11 mil funcionários.
Vejamos algumas características muito interessantes desta organização:
- Seu objetivo financeiro é manter rentabilidade superior à média de seus competidores (percebam a meta "relativa", poderosa porque é simples). Desde que este meta foi estabelecida, em 1972, o banco tem conseguido realizá-la através do foco em clientes e da redução de custos (incluindo perdas com empréstimos).
- Já recebeu ligações onde lhe ofereciam títulos de capitalização ou seguros? Ao contrário disto, o Handelsbanken foca nas necessidades específicas de seus clientes e não em produtos. Como consequência, o banco não realiza nenhuma campanha centralizada de marketing. É a agência local quem conhece o cliente e, portanto, toma todas as decisões referentes a eles.
- Como o foco do negócio é sempre em rentabilidade e nunca em volume, o banco não tem metas de vendas ou de "market share".
- Possui poucos níveis hierárquicos. Entre eles o CEO, gerentes regionais e associados. Descomplicado.
- Talvez pelo fato de eu ter passado por processos esquizofrênicos de orçamentação em algumas empresas, esta é a característica do banco que mais me chama a atenção: aboliu a prática de orçamentos desde 1972! Ele entende que, enquanto a habilidade de gerenciar e minimizar risco é crítica para o sucesso do negócio, orçamentos e outros planos de longo prazo aumentam o risco e criam incentivos e comportamentos indesejados. A organização descentralizada deste banco é focada em ser flexível e rápida nas adaptações às mudanças no ambiente de negócios.
Apenas estas medidas contribuem muito para a redução de desperdícios. Não é uma tarefa fácil, pois todo banco opera num ambiente altamente regulado, por conta do risco sistêmico.
Se existem bancos que sejam realmente "lean", o Handelsbanken parece ser um caso que pode inspirar boas mudanças.
Gerente de Produtos | Agilidade & Inovação | Crédito PJ
9 aInteressante!
Executivo de TI | c CTO | Head de Produto | Agilidade | Transformação Digital | Lean | Product Discovery | Gestão Moderna de Produtos Digitais | Especialista 3 em Modelo de Trabalho Digital @ Itaú Unibanco
9 aInspirador, simples e inovador!