A APIGRAF participa na conferência “Shaping the Future with Packaging”, que começou hoje em Bruxelas, e no âmbito da qual serão analisados temas como a inteligência artificial na embalagem, o mercado flexo na Ásia e Médio Oriente, o mercado das etiquetas, a criação de valor para os clientes e o futuro do setor atento o posicionamento das marcas. O evento é promovido pela Intergraf, de que a APIGRAF é membro, e pela FTA, contabdo também com o apoio da Smithers, consultora que fará uma apresentação sobre o mercado europeu de embalagem.
APIGRAF
Atividades de organizações sem fins lucrativos
Lisboa, Lisboa 1.138 seguidores
Juntos causamos boa impressão! A associação que representa em Portugal as empresas gráficas e transformadoras do papel.
Sobre nós
A APIGRAF – Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadoras do Papel foi constituída em 1975, resultando da fusão dos antigos grémios e é uma das organizações associativas empresariais nacionais mais antigas. Representa os interesses destas indústrias em Portugal, que são responsáveis por: • Mais de 2110 empresas • Cerca de 23099 empregos • Um volume de negócios de 2,2 mil milhões de Euros Os produtos dos nossos setores estão sempre presentes na nossa vida: embalagens, cartões magnéticos, livros, cartazes, t-shirts impressas, jornais, revistas, posters, decoração de interiores e de veículos, são apenas alguns exemplos. A APIGRAF está filiada em diversas organizações nacionais e internacionais nas quais participa ativamente, como a CIP, a Intergraf, a CITPA ou a FESPA. Representa igualmente os interesses das nossas indústrias junto do Estado e Administração Pública. A marca registada APIGRAF é sinónimo de representatividade, qualidade e idoneidade.
- Site
-
https://www.apigraf.pt
Link externo para APIGRAF
- Setor
- Atividades de organizações sem fins lucrativos
- Tamanho da empresa
- 2-10 funcionários
- Sede
- Lisboa, Lisboa
- Tipo
- Autônomo
Localidades
-
Principal
Largo Casal Vistoso, 2-D, Esc. D
Lisboa, Lisboa 1900-142, PT
Funcionários da APIGRAF
Atualizações
-
Já conhece a obra 170 Anos do Movimento Associativo dos Industriais Gráficos? Composta por dois volumes e uma caixa de acondicionamento, é um trabalho gráfico de excelência, com técnicas singulares e inovadoras, que muito prestigia a indústria gráfica e transformadora do papel portuguesa. No primeiro volume, Cláudia Figueiredo, investigadora do Instituto de História Contemporânea da NOVA-FSCH, estuda e mapeia o movimento associativo gráfico, desde a sua origem. No segundo, apresenta-se uma resenha da história das artes e indústrias gráficas em Portugal, dos seus primórdios até à atualidade, elencando diversas áreas de particular relevo num estudo que testemunha o dinamismo do setor. Este volume inclui um ensaio fotográfico de Paulo Catrica, acompanhado por um texto de sua autoria, bem como um artigo de Jaume Casals, profundo conhecedor desta indústria, intitulado “Perspetiva a 10 anos (2024-2033) do futuro da indústria gráfica”. E porque a publicação não se destina apenas a especialistas, um útil glossário, com revisão de Miguel Sanches, outro grande conhecedor do mundo gráfico e professor nesta área, acompanha igualmente este segundo volume. Esta obra conta com o design arrojado e marcante de José Carlos Mendes e a excelente produção, concretizada com a colaboração de: Fotomecânica Molográfica, S.A.; Grupo UV; M-2 – Artes Gráficas, Lda.; Manuel Guedes & Guedes, Lda.; Mofitex Etiquetas – Sousa & Fernandes, Lda.; Norprint – Casa do Livro.
-
-
O Encontro Apigraf 2025 contou com a apresentação do livro comemorativo “170 anos do movimento associativo dos industriais gráficos” no Centro Natália Correia, e a inauguração da exposição "Indústria Gráfica – Impressões que Permanecem", resultado da parceria entre a APIGRAF e a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.
-
-
A espectacular beleza natural dos Açores tem sido o plano de fundo deste Encontro Apigraf 2025 que está quase a terminar. Amanhã a APIGRAF irá inaugurar, em parceria com a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, no próximo dia 25 de março, pelas 11 horas, na referida Biblioteca de Ponta Delgada, a Exposição Indústria Gráfica – Impressões que Permanecem. Com esta Exposição é propósito da APIGRAF relevar a sua memória histórica e divulgar o protagonismo e a importância que as artes e indústrias gráficas detêm na atualidade ao serviço das pessoas e empresas, enquanto suporte essencial para a informação, comunicação, conforto e bem-estar de uma sociedade desenvolvida. É também propósito da APIGRAF dar continuidade às Exposições realizadas, em outubro de 2023, na FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e, mais recentemente, na BGUC – Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e na Biblioteca Joanina desta cidade. Para além dos núcleos constituídos pelos diferentes produtos gráficos, a Exposição patente na BPARPD terá ainda um núcleo “Antero de Quental e Teófilo Braga- tipógrafos”, núcleo de homenagem aos dois escritores nascidos nesta ilha dos Açores que também abraçaram, num curto período das suas vidas, as artes gráficas. A Exposição Indústria Gráfica – Impressões que Permanecem estará patente na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada até ao dia 3 de maio, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e aos sábados, das 14h às 19h.
-
-
O encontro da Apigraf também é um momento de descontração e convívio. Para além de uma visita guiada exclusiva pelos locais mais emblemáticos da Ilha Terceira, os nossos associados tiveram a oportunidade de desfrutar de um típico almoço açoriano no Império do Divino Espírito Santo da Guarita, acompanhado pela música ao vivo do grupo "Os d'improviso". A experiência até agora também incluiu uma inesquecível viagem de barco dedicada à observação de baleias e golfinhos.
-
-
Estamos quase a concluir o primeiro dia do Encontro Apigraf 2025, marcado por uma intensa e estimulante sessão de trabalhos. Após uma inspiradora apresentação sobre a história dos Açores, conduzida pelo Presidente da Câmara de Angra do Heroísmo, José Gabriel do Álamo Meneses, coube a José Manuel Lopes de Castro a responsabilidade de abrir oficialmente a sessão. Seguiram-se intervenções de grande relevância: António Torres Pereira partilhou a visão estratégica do Grupo Impresa sobre sustentabilidade, enquanto Cristina Nunes revelou os principais indicadores do Estudo Setorial 2025. Luís Loureiro, representando a Sistrade, patrocinador Gold do evento, abordou os desafios e as oportunidades da transformação empresarial através da economia circular e de sistemas ERP. Já Manuel Matos, da Canon, patrocinador Silver, inspirou a audiência com a palestra intitulada «The Power to Move». Graeme Richardson-Locke, Head of Associations & Technical Lead da FESPA, reforçou a importância de uma verdadeira transformação empresarial: «Don’t just tick the boxes, transform your business!», uma intervenção marcada por tradução simultânea assistida por inteligência artificial. Um primeiro dia pleno de conhecimento, inovação e inspiração.
-
-
-
-
-
+ 1
-
-
"Don’t just tick the boxes, transform your business!” discursou Graeme Richardson-Locke, Head of Associations & Technical Lead da FESPA no Encontro Apigraf 2025, com tradução IA em simultâneo de inglês para português.
-