ß
Aspeto

Substantivo
[editar]ß, neutro
- (Letra) Eszett, consoante do alfabeto alemão equivalente aos dígrafos "ss" ou, ainda, "sz" (donde seu nome em alemão: es + zett), é a última letra acrescida após o z, depois de Ä ä, Ö ö e Ü ü
- Nota¹: é uma letra usada essencialmente na forma minúscula (salvo raras exceções quando toda a palavra for escrita com maiúsculas) e jamais aparece no início de palavras.
- Nota²: seu uso ocorre após vogais longas ou ditongos, como "ei" (por exemplo no verbo wissen: Ich weiß, du weißt, etc.).
- Nota³: Com a reforma ortográfica alemã de 1996, o ß desapareceu em posição depois de vogal tônica convertendo-se em ss, em palavras como Schloß, grafando-se Schloss (castelo) ou bißchen, que se tornou bisschen (bem pouco).
- Nota4: uma mesma palavra podia ser escrita opcionalmente com ss ou com o Eszett, como por exemplo Weiß ou Weiss (branco); a partir do regramento ortográfico de 1º de agosto de 2006, apenas a grafia com o ß é a única aceita no idioma alemão, excepcionando-se a grafia usada na Suíça e no Liechtenstein onde o ß foi substituído pelo dígrafo ss. Pode ocorrer a substituição, ainda, na transcrição de uma palavra alemã a outro idioma, como em Edelweiß (alemão) e edelweiss (inglês).
- Nota5: no teclado em português com Windows o ß minúsculo pode ser obtido com o atalho Alt+225.
Etimologia
[editar]
- O ß tem várias origens: numa primeira, originou-se na escrita gótica Fraktur como uma fusão de s e z, e na Antiqua de ſ + s (s longo seguido de um s redondo) e agora é considerado uma letra única; outra possibilidade para o surgimento do ß é que ele pode ter se originado de uma abreviação de textos latinos. “... a primeira evidência da ligadura ß [pode ser encontrada] na saga heroica »Wolfdietrich« (por volta de 1300).”[1]
Pronúncia
[editar]- AFI: /ɛsˈt͡sɛt/ (nome da letra)
- [s] (função fonética)
Ver também
[editar]No Wikcionário
[editar]Na Wikipédia
[editar]Referências
- ↑ Frauke Rüdebusch: Das ß. In: Sprachdienst. Nummer Heft 4-5, 2017, páginas 243-245, (citação à pág. 245)